Nutrição & Nutrientes

Não adianta nada gastar rios de dinheiro em shampoos e cremes caríssimos se você insiste em seguir a dieta da lua e outras maluquices deste tipo. Nosso organismo necessita de nutrição adequada para realizar suas funções principais, que também acarretam no brilho dos seus cabelos e na luminosidade de sua pele.

Nutrição é a soma de processos incluídos no crescimento, reparação e manutenção do organismo como um todo. As substâncias nutritivas é que fornecem energia e são a matéria-prima com a qual o organismo realiza suas múltiplas funções, produzindo as várias substâncias químicas internas necessárias à vida.

O Perigo silencioso da desnutrição

O conceito de alimentação está sendo rapidamente alterado, à partir de uma fórmula de "adequação’’, ou seja, de maneira a prevenir as doenças carenciais, como o escorbuto, o raquitismo, o béri-beri, etc. No caso da cirrose hepática e da arteriosclerose, a proporção de gorduras e outras substâncias no sangue podem estar em desequilíbrio. A deficiência ou falta de vitaminas na dieta alimentar pode apresentar perturbações específicas, ou doenças deficitárias. Mas não pense que só quem mora na Somália corre o risco de estar anêmico e desnutrido. Mulheres que teimam em saltar refeições e viver de diet-shakes são vítimas silenciosas deste perigo, que acaba se refletindo em cabelos e unhas quebradiços, falta de energia e pele flácida.

Vitaminas, transformadores essenciais

Assim como os outros elementos, as vitaminas são compostos orgânicos, substâncias que contém carbono, mas ao contrario das proteínas e outros alimentos, não fornecem energia, mas são essenciais para a transformação da energia e regulação do metabolismo do corpo. Portanto essa história de que vitamina engorda não tem fundamento científico.

As vitaminas são as vezes chamadas "hormônios exógenos" pois algumas delas apresentam grande semelhança com a estrutura química de certos hormônios produzidos no corpo.

Vitamina A

Sua deficiência resulta na cegueira noturna, a dificuldade de adaptar a visão ao escuro. Pode ocorrer também uma doença característica nos olhos chamada Xeroftalmia, assim como um espessamento da pele denominado Hiperceratose. A vitamina A é produzida no organismo à partir do Caroteno, encontrado no óleo de figado de algumas espécies de peixes, nos vegetais verdes, na gema de ovo, na manteiga e em diversos alimentos de cor amarela ou alaranjada.

Vitamina B

As vitaminas do complexo B, são encontradas nos vegetais, grãos, carne e leite.

Cada vitamina desse grupo tem uma função particular no metabolismo.

Uma deficiência vitamínica específica pode causar deficiência de hormônios específicos, por exemplo, uma dieta sem Ácido Pantotênico, vitamina do complexo B, causa involução das glândulas supra-renais.

A vitamina B1, ou Tiamina é útil para evitar a perda de apetite que acompanha algumas formas de perturbações digestivas. Deficiências de vitamina B2, Riboflavina, produzem distúrbios da visão, pele, língua, boca, lábios, rosto e fraqueza geral. Cosmética ela, não?

O Cobalto é um componente químico muito importante da vitamina B12, que tem atividade estimulante no sangue semelhante ao fator anti-anêmico do fígado.

Outras vitaminas do complexo B, são a Biotina, Colina, Inositol e o Ácido Paraminobenzoico.

Vitamina C

Você já usou todos os lançamentos em vitamina C para a pele e se arrepia só de ouvir falar em suco de limão? Pois saiba que o Ácido Ascórbico ou vitamina C, é encontrado em abundância nas frutas cítricas, no tomate e vegetais folhosos e é fundamental no processo anti-radicalar, isto é, age contra o envelhecimento precoce da pele evitando a formação dos danosos radicais–livres.

Vitamina D

A Vitamina D, ou Ergosterol é produzida no próprio organismo por uma combinação de substâncias quimicamente relacionadas. A luz solar ativa sua formação e sua deficiência produz o raquitismo nas crianças, e em adultos a Osteomalácia. Boas fontes são: o salmão, o atum e o leite. Agora você já sabe, sol até às 9:00 hs da manhã e peixe no prato te vacinam contra a Osteoporose.

Vitamina E

A Vitamina E é encontrada no germe de trigo, fígado, ovos, cereais completos e na alface.

Vitamina K

A Vitamina K tem propriedades anti-hemorrágicas, tendo nos vegetais verdes um bom aporte.

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© Sonia Corazza