Home

Diferentes texturas para produtos cosméticos



                                
Por Sonia Corazza


Quer saber o que acontece de novo nos laboratórios de desenvolvimento de produtos cosméticos? Tudo!

Entre as principais categorias de  novas formulações de cuidado facial,
corporal e capilar estão:

Solução aquosa ou hidro-alcoólica

Possui água como veículo e pode conter álcool etílico e outros glicóis, como propilenoglicol, glicerina e sorbitol. É a base das loções tônicas faciais e capilares, loções pré e pós barbear .

Mistura de Tensoativos

Formulações a base de detergentes suaves, são responsáveis pela capacidade de remoção das sujidades, fato  possível devido a sua estrutura, que possui uma parte hidrofílica e uma parte hidrofóbica, isto é, uma atrai agu,a outra atrai óleo.

Essa característica é importante para o processo de  remoção das sujidades, que envolve o deslocamento das partículas de sujeiras de natureza lipofílica para o interior das micelas e a estabilização das mesmas de modo a mantê-las em suspensão, evitando que a sujeira volte a depositar-se sobre a superfície que está sendo limpa. Esse tipo de veículo é a base de produtos para limpeza,  como sabonetes líquidos, shampoos, espuma para banho, entre outros.

Suspensão de polímeros

Os géis encontram-se nesta categoria de veículos, cuja consistência viscosa é obtida através da adição de uma substância espessante na água. Sua forma cosmética é viscosa, mucilaginosa, obtida mediante colóides protetores, transparentes ou não, que ao secarem deixam uma película invisível sobre a pele. Por não conter material graxo, é indicado para peles lipídicas.

Fluído siliconado

São suspensões de cadeias graxas bem leves, contendo derivados de silicone modificados e óleos de origem vegetal fracionados. Quando usados em produtos de higiene   conseguem remover as impurezas mais resistentes de forma muito delicada , deixando um filme protetor e não comedogênico sobre a pele.

Emulsão

Produto de aspecto leitoso, resultante da dispersão de duas fases não
miscíveis entre si,  uma hidrofílica e outra lipofílica,  na presença de um
agente emulsivo, cujo papel é o de facilitar a formação e a estabilização do sistema disperso.

As emulsões de limpeza atuam retirando as impurezas e formando um filme emoliente, que deixa a pele com textura macia e suave.

Devem ser aplicados na pele com massagem suave e retirados com algodão ou tecido limpo.

Servem também como veículo para produtos hidratantes, sendo formulações higroscópicas intracelulares, ou seja, são substâncias que intervêm no processo de reposição do teor de água da pele de maneira ativa e por isso se diferenciam dos umectantes. Os cosméticos hidratantes são aqueles que se propõem a deixar a pele macia e suave. Possuem pH ligeiramente ácido, próximo do pH da pele.

Pressurizado

É a dispersão de um líquido e/ ou sólido tendo como fase interna  um gás, conhecido como propelente, envasado sob pressão. Mousses e espumas  são emulsões bifásicas, na qual a fase interna é o gás e a externa é um sólido ou um líquido.



Veículo formado por substâncias particuladas que são incapazes de se solubilizar em qualquer tipo de líquido (água, álcool e óleos). Os pós são produtos que tem por finalidade cobrir e/ou retirar a oleosidade e a umidade da pele. Na maquilagem, é um dos veículos mais utilizados, como nos pós faciais, pós compactos, blush, etc.

Bastão

Veículo que leva em sua composição óleos, gorduras, ceras, pigmentos e corantes, sendo extrusado na forma de bastão e acondicionado em tubo.

Existem diversos exemplos de produtos de maquilagem do tipo bastão: bases, batons, lápis delineadores, corretivos etc.

Tendo em mente o uso do produto fica fácil escolher a forma cosmética mais indicada.

Copyright Sonia Corazza


Curso de Cabeleireiro

Conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desempenho da função. Uma carreira valorizada.
 
 
 
Design de Sobrancelhas
 
Atue como designers de sobrancelhas, utilizando técnicas modernas.Tenha bons ganhos no mercado.
 
 
 
Maquiagem para TV Digital
 
O curso abre novas oportunidades no mercado. para quem desejam atualizar-se em maquiagem para mídias digitais.
 
 
 

 

Conteúdo Copyright Beleza Inteligente adm@belezainteligente.com.br  - Expediente - Política de Privacidade
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta ao Beleza Inteligente. Lei de Direitos Autorais nº9.610, de 19.02.98, do Governo Federal Brasileiro http://www.mct.gov.br/legis/leis/9610_98.htm

Projeto desenvolvido por CMM Interativa
Portais, lojas, sites, blogs, Android, conteúdo.
Porque tecnologia é ciência e arte.

 Melhor visualizado em Firefox e Chrome - 1024 x 768   Atualize seu navegador    Relate um bug ou uma ideia.